FILHO PRÓDIGO OU PERDIDO? - Por Luiz Fabiano
Vamos refletir um pouco sobre uma das parábolas mais conhecidas de toda a bíblia, que está em Lucas capitulo 15 do vers. 11 em diante. Esqueça tudo o que você já ouviu sobre esta parábola que é somente a história da parábola, você vai ver o que realmente JESUS estava querendo ensinar para aquelas pessoas (fariseus e doutores da lei) e fazer com que entendessem de fato o que está inserido nessa história.
Parábola significa comparação, um paralelo. Uma narração que traz verdades espirituais ou morais.
O dicionário Aurélio traz o seguinte significado de Pródigo: Que ou aquele que dissipa seus bens gasta mais do que o necessário; gastador, esbanjador, perdulário. / Generoso, liberal.
É bom destacar que na versão KING JAMES é: a parábola do filho perdido.
Para o direito civil Pródigo, "...é aquele que dissipa os seus bens imoderadamente" sendo "aquele que desordenadamente gasta e destrói a sua fazenda, reduzindo-se à miséria por sua culpa."
As parábolas tem inicio no capítulo 14 de LUCAS, veja o que diz de 1 – 4: Aconteceu num sábado que, entrando ele em casa de um dos principais dos fariseus para comer pão, eles o estavam observando. E eis que estava ali diante dele um certo homem hidrópico. E Jesus, tomando a palavra, falou aos doutores da lei, e aos fariseus, dizendo: É lícito curar no sábado? Eles, porém, calaram-se. E, tomando-o, o curou e despediu. E disse-lhes: Qual será de vós o que, caindo-lhe num poço, em dia de sábado, o jumento ou o boi, o não tire logo? E nada lhe podiam replicar sobre isto...........
Então Jesus começa a dar-lhes revelações do reino àqueles homens de corações duros que só procuravam margem para acusar e matar JESUS. Em seqüência JESUS apresenta: A PARÁBOLA DOS PRIMEIROS ASSENTOS E DOS CONVIDADOS, A PARÁBOLA DA GRANDE CEIA, A PARÁBOLA ACERCA DA PROVIDÊNCIA, AS PARÁBOLAS DA OVELHA E DA DRÁCMA PERDIDAS, E FECHANDO COM O FILHO PRÓDIGO.
Vamos nos deter m refletir sobre o FILHO PRÓDIGO. O que JESUS pretendeu mostrar para aqueles homens com esta parábola. O que temos certeza é que não é uma simples história qualquer é simplesmente a história da humanidade diante de DEUS.
JESUS consolida nesta parábola mais uma última tentativa de mostrar para aquelas pessoas quem eles eram realmente e naturalmente diante de DEUS. JESUS apresenta um certo PAI que tinha dois filhos, e que certo dia de sua vida apresenta-se diante do Dele o PAI, o filho mais moço que se torna o pródigo(ver definição de pródigo acima) e pede a sua parte ou bens que lhe cabia na herança e o PAI repartiu.
Note que até aqui JESUS está esclarecendo aos homens, que aquele filho “o pródigo” é igual a todos os homens, pois nascemos com nosso PAI/YAHWEH, e em um certo momento de nossas vidas lançamos fora aquilo que nos cabe como herança junto ao nosso PAI. Enquanto DEUS o nosso PAI dá-nos toda liberdade, diga-se de passagem, com muito amor, através daquilo que o diabo mais gosta o “livre arbítrio”. Note que no versículo 12 diz: “e lhes repartiu os haveres”, cada qual com o seu direito. E o filho então partiu para uma terra distante, e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente (dissoluto: Que ou o que é contrário aos bons costumes; devasso, libertino).
Dos versículos 14 ao 16 retrata a vida do homem sem DEUS, ao se ajuntar com os cidadãos daquela terra(homens que desconhecem o poder de DEUS) passa a viver uma vida miserável. E o foco não está naquilo que nós sempre ouvimos: quando o dinheiro dele acabou sumiram os amigos!!!. Nós chegamos a dizer: Coitadinho daquele jovem acabou o seu dinheiro e ninguém mais queria ser amigo dele. Besteira é pensar isso, pois é muita religiosidade da nossa parte achar que ele é vítima de sua própria decisão e escolha, foi vontade dele. Ele foi livre. Simplesmente estava colhendo o que ele havia plantado.
Mas a grande verdade que JESUS revela nesta parábola é que todos são iguais perante DEUS, nem um nem outro tem maior ou menor importância para DEUS, pois o caminho para chegar ao PAI é único para todos. No vers. 17 e 18 acontece algo na vida daquele homem: 1º diz que: então caindo em sí (o que JESUS diz é que aquele jovem reconheceu as suas falhas e pecados diante do PAI. E no 18 ele diz para ele mesmo: levantar-me-ei e irei ter com o meu PAI. O IMPORTANTE AQUI É QUE UMA MUDANÇA NO CORAÇÃO DESTE JOVEM GEROU UMA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO E DE ATITUDE. Em seguida ele diz para ele mesmo, planejando o que dirá quando voltar para o seu PAI: PAI pequei contra o céu e diante de tí, já não sou digno de ser chamado teu filho, trata-me como um dos teus. E levantando-se foi ter com o seu PAI.
É importante observar que JESUS está mostrando aos que O ouvem que aquele jovem esteve de volta ao reino de seu PAI no momento em que ele caindo em si disse: “levantar-me-ei” e então sua restauração se completou quando ele se levantou. E no vers. 20 diz que vinha ele ainda de longe (indefinido) seu PAI o avistou e alegrou.
E o filho disse: PAI pequei contra o céu e contra TI, já não sou digno de ser chamado seu filho. Qual foi a atitude do PAI? O PAI não o deixou terminar a sua confissão já foi logo pedindo uma celebração de alegria. Ele ordenou aos servos: (assim como em Salmos 91:11Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos). Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; A recepção do PAI mostra que o verdadeiro arrependimento não trás somente perdão, mas também completa restauração. Trazei também e matai o novilho cevado, comamos e regozijemo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se. É importante frizar que a palavra chave aqui são: regozijar, alegrar, festejar por causa de uma alma que estava morta e reviveu, estava perdida e foi achada.
Aqui ele não está sendo revestido da salvação, pois a salvação foi à porta de entrada que se abriu na alma dele para que o mesmo retornasse ao reino de seu PAI. Os que ele está recebendo aqui também podemos chamar aquilo que Paulo escreveu uns 50 anos depois em Efésios 6 10 – 20 (Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus...)
Agora se inicia uma parte que podemos chamar de “OPOSIÇÃO AO REINO DE CRISTO JESUS”, nos dias de hoje nós podemos chamar os mesmos opositores de religiosos, legalistas, aqueles que vivem em função de uma denominação/organização... E não em função do REINO DE DEUS o ETERNO.
O vers. 25 diz que o irmão mais velho (“aquele que foi por testemunha de quando o filho mais novo abriu mão daquilo que era o certo pelo incerto”!!!), está chegando depois de um dia de dedicação a sua obra ao qual sempre se dedicou. Ouve um som de festejar, e pergunta para um servo qualquer (poderia muito bem ir direto ao seu PAI, isso revela a falta de comunicação e intimidade deste filho com o seu PAI, que sempre lhe deu acesso direto). Procurou saber o que era aquilo, e um dos servos de seu PAI lhe diz que o seu irmão voltou são e salvo e com saúde e o seu PAI mandou matar um novilho cevado para festejar. E o irmão então indignou-se e não quis participar daquela festa, saindo da festa então o seu PAI procurava conciliá-lo(convence-lo), e o filho então indagou ao PAI dizendo que nunca tinha transgredido nenhuma de suas leis,e nunca me destes um cabrito sequer para me alegrar com os meus amigos. Então, lhe respondeu o pai: Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu. Entretanto, era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.
Podemos observar que a atitude do irmão mais velho para “pródigo” foi à mesma atitude daquelas pessoas da terra longínqua, pois não queriam dar nada aquele jovem. Observe que JESUS está dizendo que os fariseus ao achar que existem pessoas mais dignas e menos dignas estão errados, Pois ele JESUS veio para dar vida e vida em abundância, veio para riscar qualquer cédula de condenação. O inconsciente dos religiosos se identifica muito com a pessoa do irmão mais velho como um injustiçado pelo PAI.
Na parábola da ovelha perdida diz que o PAI da família depois de retornar com a ovelha perdida (encontrada) convidou os vizinhos para se alegrarem com ele, ver Lucas 15:7 “digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por 99 justos que não necessitam de arrependimento, (v.10) Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de DEUS por um pecador que se arrepende”. JESUS não está dizendo, ele está afirmando que ELE não precisa de ninguém que se ache um justo, ele quer discípulos que largue tudo e vai atrás de uma ovelha perdida, que se alegra quando um pecador se arrepende diante do PAI. JESUS não está discutindo se o batismo correto é por imersão ou por aspersão, se uma convenção é mais certa do que a outra... JESUS está dizendo que o que realmente importa é tirar uma vida do inferno. JESUS busca é discípulos que queiram viver a vida de DEUS onde não há lugar para o egoísmo, egocentrismo, orgulho, pré-conceitos e preconceitos, auto-justificação, etc...
Os fariseus correspondem as 99 ovelhas, as 9 drácmas e o irmão mais velho. Os pecadores correspondem à ovelha, a drácma perdida e o filho perdido. Nós nos tornamos fariseus quando deixamos de nos importar com os pecadores e passamos a nos autojustificar pelo legalismo religioso. Outra observação importante é que o irmão representa os semelhantes que habitam nas igrejas com i minúsculo, não reconhecem a liberdade que DEUS dá e também não reconhecem a liberdade que CRISTO DEU aquele filho ao retornar, há somente condenação por parte daqueles que deviam amar como JESUS amou a igreja e se entregou por ela. Estes mesmos que dizem que tem o caráter de JESUS.
É por este e outros muitos motivos que as igrejas de hoje só produzem pessoas doentes, pessoas com síndromes, com fardos pesados, carregadas de pecados e que preferem mascarar uma realidade com uma vida de fachada com uma alma seca e sedenta do poder de DEUS.
. Pode subscrever os novos posts deste blog via RSS feed.